Conceitos Luminotécnicos

Fluxo Luminoso

Unidade de medida: Lúmen (lm).

Refere-se à quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa.

 

Intensidade Luminosa

Unidade de medida: candela (cd).

Refere-se à quantidade de luz projetada em uma determinada direção. Esta medida é importante para luminárias ou lâmpadas com facho de luz do tipo direcional e é diretamente influenciada pelo ângulo de abertura do facho da fonte luminosa. Quando comparadas duas fontes de luz do mesmo fluxo luminoso, quanto menor ângulo de abertura, maior a intensidade da luz.

 

Eficiência Luminosa

Unidade de medida: lumens/watt (lm/W).

É  a relação entre a quantidade total de luz e a potência consumida. Quanto mais eficiente uma lâmpada é, maior a quantidade de lumens gerada em relação a cada watt de potência consumida.

 

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

Indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas por uma determinada fonte de luz. Um índice de reprodução 100 (dado à luz solar) apresenta as cores com total fidelidade e precisão. Quanto menor o valor, menor a eficiência da fonte de luz em reproduzir cores.

 

Temperatura de Cor

Unidade de medida: kelvin (K).

Indica a aparência da cor da luz. A "luz quente" é a que tem aparência branco-amarelada e temperatura de cor baixa, até 3000K. A "luz neutra" apresenta cor branco-neutra e temperatura em torno de 4000K. Já a "luz fria" tem aparência branco-fria, quase azulada, com temperatura de cor elevada,5000K ou mais. O gráfico abaixo demonstra a relação que existe entre a temperatura de cor em kelvin (K) e a cor que ele representa.

 

Pague com
  • Pagar.me
Selos
  • Site Seguro

Grey House Decorações LTDA. - CNPJ: 80.537.350/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2019